Produto Interno Bruto (PIB) do Tocantins

Compreende a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território econômico do Estado do Tocantins, em um determinado período de tempo.

É calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e pela equipe de Contas Regionais da Secretaria de Fazenda e Planejamento, através de um convênio.

O PIB é divulgado com dois (2) anos de defasagem em relação ao ano corrente (T-2), em razão do calendário de disponibilização de algumas informações econômicas utilizadas em seu cálculo, a exemplo das Pesquisas Estruturais do IBGE.

A metodologia utilizada para o cálculo do PIB do Tocantins é a mesma utilizada pelos 26 demais estados brasileiros, garantindo, portanto a comparabilidade de seus resultados.

O Estado do Tocantins, o mais novo da federação, é a 24ª economia brasileira, representa 0,5% da economia nacional. Além disso, ocupa a 15ª posição no ranking de maiores renda per capita dentre estados brasileiros. Cabe destacar ainda, que no período de 2002 a 2016, o Tocantins apresentou o maior crescimento acumulado dentre todas as unidades federativas do Brasil.

Contatos:

Diretoria de Gestão de Informações Territoriais e Socioeconômicas