Geral 08/11/2017 - 10:19 - Arlete Carvalho

Prefeitos participam de Formação em Finanças Públicas e Educação Fiscal

Qualificação garante eficiência aos serviços públicos Qualificação garante eficiência aos serviços públicos - Júnior Maciel

Cerca de 170 pessoas, entre prefeitos e técnicos envolvidos com a gestão dos 139 municípios tocantinenses, estão participando, nesta quarta, 8 e amanhã, 9 de uma Formação em Finanças Públicas e Educação Fiscal viabilizada pela Secretaria da Fazenda em parceria com a Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf) e Associação Tocantinense dos Municípios (ATM). O evento está acontecendo na Escola de Gestão Fazendária (Egefaz) em Palmas e tem o objetivo de oferecer aos participantes a oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos, habilidades e atitudes sobre as temáticas que permeiam o Programa Nacional de Educação Fiscal (Pnef) e outros assuntos de interesses da gestão pública.

Segundo a diretora de Educação da Esaf, Fabiana Batistucci, essa formação está sendo realizada em todos os estados brasileiros. “Trabalhamos em parcerias, sempre pensando que não somos países separados, que os estados e municípios precisam estar integrados para que a educação fiscal aconteça e consciência cidadã seja uma realidade entre nós”, diz ela.

Em seu discurso, o secretário da Fazenda Paulo Antenor, alertou para importância da Educação Fiscal, que começa no comportamento individual, em casa, e vai se avolumando na união do coletivo. “A consciência cidadã passa por todos nós, do grande ao pequeno. Temos que deixar o melhor para a geração futura”, observou o secretário lembrando que, especificamente, quem está à frente da gestão pública municipal tem a responsabilidade de cuidar do dia-a-dia, de não deixar faltar o imprescindível à população, “de olhar na cara do vizinho e perceber que o filho dele precisa de merenda escolar”, por exemplo.

O presidente da ATM, prefeito do município de Pedro Afonso, Jairo Mariano, destacou que a qualificação é imprescindível às administrações municipais. “A ATM tem estimulado a capacitação dos servidores municipais para alcançar a eficiência nas atividades e serviços das prefeituras”, assegura.