Fazenda 30/11/2018 - 09:46 - Arlete Carvalho

Ações do Gefe Tocantins são apresentadas nas 68ª reunião dos grupos de Educação Fiscal

Representante do Gefe-TO Representante do Gefe-TO - Foto: Divulgação

O trabalho que o Grupo Estadual de Educação Fiscal do Tocantins (Gefe-TO)  está realizando em todo o Estado foi apresentado, na 68ª reunião dos Grupos de Educação Fiscal, que termina hoje, em Brasília, entre as boas práticas realizadas no Brasil para disseminar a cultura fiscal.

“As reuniões dos grupos de Educação Fiscal são oportunidades para a gente mostrar o que está fazendo e conhecer os resultados positivos dos outros estados. A troca de experiências pode maximizar tempo e recursos na adoção de práticas que são modelos”, explica o diretor da Egefaz, Rodrigo Almeida, acrescendo que, pelos temas apresentados nessa reunião de Brasília, o Tocantins está no caminho certo na persecução do objetivo do Programa Estadual de Educação Fiscal, que é desenvolver atividades que contribuem com a formação da cultura educacional voltada ao exercício da cidadania e com o aperfeiçoamento dos instrumentos de controle social e fiscal no Estado, constituindo assim uma sociedade participativa e conhecedora de seus direitos e deveres.

Este ano o Gefe-TO  já assinou termos de parceria com três prefeituras  para implementação do Programa de Educação Municipal nos municípios, conseguiu apoio  de várias entidades para realização de seminários e outros eventos que motivam a adoção de práticas que resultem no bem comum da coletividade.

Para fechar o ano, será realizado, nos próximos dias 10 e 11, um seminário com o tema “Caminhos para a Educação Fiscal Cidadã”, evento que vai acontecer em Palmas, na Escola de Gestão Fazendária do Tocantins (Egefaz).

Entre os projetos apresentados pela Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf), um foi ideia originária do Tocantins. Trata-se da “Educação no Gmail”, uso da ferramenta na troca de informações, contatos, parcerias, ações, projetos entre os grupos estadual e nacional.

Representaram o Tocantins no encontro em Brasília o diretor da Egefaz  Rodrigo Almeida, professora  Nelma Matias, que representa a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes,  e as integrantes do Gefe-TO Andreia Feitosa, que coordena o grupo, e Kerley Câmara.