Planejamento 29/10/2019 - 09:40 - Arlete Carvalho

Secretaria da Fazenda e Planejamento disponibiliza atualizações da Base de Dados Geográficos do Tocantins

Informações estão página www.sefaz.to.gov.br Informações estão página www.sefaz.to.gov.br - - Arte/Secom

A Secretaria da Fazenda e Planejamento - Sefaz, por meio da Gerencia de Zoneamento Territorial, disponibiliza versão atualizada de informações vetoriais da Base de Dados Geográficos do Tocantins. Os dados disponíveis compreendem os temas rodovias, geração de energia, unidades de conservação, e terras indígenas. Essas informações estão disponíveis em formato “shapefile”, sendo destinados a usuários com alguma familiaridade na utilização de sistemas de informação geográfica. Para acessá-las basta visitar a página www.sefaz.to.gov.br, link Zoneamento. 

Outras informações recentemente atualizadas  e também disponveis no site da Sefaz  são as publicações sobre  “Áreas de Uso Legal Restrito e Potenciais à Conservação Ambiental no Tocantins” e "Mapas temáticos do Estado do Tocantins". No primeiro documento, produzido em formato PDF, estão sistematizadas informações sobre unidades de conservação, terras indígenas, corredores ecológicos, áreas potenciais à conservação ambiental, e áreas com avaliação ecológica no Estado. Contém dados tabulares, mapas, referências bibliográficas e atos legais. Nos "Mapas" foram atualizadas informações temáticas sobre aspectos geográficos, político-administrativos, infraestrutura, proteção ambiental, e territórios indígenas, dentre outros aspectos. Os mapas foram produzidos em escala 1:1.000.000 e estão disponíveis para visualização e cópia (download) em formato PDF.

Os produtos técnicos disponíveis destinam-se a subsidiar todas as atividades públicas e privadas que demandem informações geográficas e dados sistematizados sobre o território; além disso, tem a função de informar e divulgar sobre alguns dos principais elementos geográficos, político-administrativos, territoriais e de infraestrutura do Estado do Tocantins.

As informações utilizadas nos produtos em questão foram sistematizadas e atualizadas pelos técnicos da Gerência de Zoneamento Territorial da Diretoria de Gestão de Informações Territoriais e Socioeconômicas, utilizando ferramentas do Laboratório de Geoprocessamento.