Fazenda 03/10/2019 - 16:28 - Ascom/Sefaz

Escolas municipais de Taguatinga formalizam a inclusão da Educação Fiscal no currículo escolar

Professor Josiel Gomes ministra palestra ‘Um olhar para a cidadania na escola’ Professor Josiel Gomes ministra palestra ‘Um olhar para a cidadania na escola’ - Foto: Antônio Gonçalves
Durante oficina os professores desenvolvem atividades práticas sobre Educação Fiscal Durante oficina os professores desenvolvem atividades práticas sobre Educação Fiscal - Foto: Antônio Gonçalves

Em Taguatinga, 8 escolas municipais, que atendem cerca de 2.300 alunos, formalizam a inclusão da temática Educação Fiscal no currículo escolar, a partir da realização do Workshop ‘Educação Fiscal na Escola’. O evento que aconteceu nesta quinta, 3, na Câmara Municipal, visa capacitar os coordenadores e professores e incentivar os municípios a implantarem o Programa Municipal de Educação Fiscal .

Segundo Delvane Barros, membro do Grupo Estadual de Educação Fiscal do Tocantins (Gefe-TO), a ideia é oferecer subsídios aos professores e coordenadores para que possam trabalhar a temática em sala de aula. “Somos conhecedores de que o professor é um relevante agente de transformação da sociedade, e ainda que, os alunos – via professor – é o público ideal neste momento, visto que eles são abertos a este envolvimento, a esta participação ativa que a Educação Fiscal requer de cada um de nós. Este pensamento nos permitiu direcionar o trabalho dos professores nos vários municípios do Estado”, afirma Delvane.

A Secretária de Educação do Município de Taguatinga, Irene Nunes de Santana Rodrigues acredita que a temática Educação Fiscal proporciona melhoria na qualidade de vida da população do Município. “Trabalhar esse assunto na escola é, com certeza, preparar um futuro melhor, pois acredito que essa temática nos leve à conscientização e, consequentemente, a qualidade de vida da nossa população.”

Para a professora e coordenadora de apoio de projetos do Centro Educacional Municipal Laura do Carmo, Maria Dabadia Ferreira Lima, as palestras e oficina veio aguçar, complementar e orientar as ações nas unidades escolares. “Tudo que foi falado aqui é o combustível que faltava para trabalharmos, de forma sistemática, o tema Educação Fiscal. Continuaremos mostrando aos nossos alunos que os serviços essenciais são custeados com recursos oriundos de impostos, preparando-os para as futuras gestões em favor da coletividade, com senso de justiça”, explica a professora Maria Dabadia.”

O Workshop é composto de palestras e uma oficina que permite aos participantes a vivência da temática na teoria e prática. Segundo a professora e Assessora Técnica da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes, Nelma Maria Matias Pinheiro, a proposta é trabalhar com os professores algumas habilidades dos componentes curriculares, demonstrando as possibilidades de inserir nos objetos de conhecimento das disciplinas, também o objeto de conhecimento de Educação Fiscal.

O Workshop é uma ação conjunta da Secretaria da Fazenda e Planejamento e Secretaria da Educação, Juventude e Esportes e executado pela Escola de Gestão Fazendária Antônio Propício de Aguiar Franco, por meio do Gefe Tocantins.