Fazenda 04/10/2019 - 16:57 - Ascom/Sefaz/Governo do Tocantins

Gefe Tocantins intensifica ações de Educação Fiscal nos municípios do Estado

Elmiriam Guedes, Gerente de Capacitação da Egefaz agradece a receptividade da gestão municipal e da Diretoria Regional de Ensino. Elmiriam Guedes, Gerente de Capacitação da Egefaz agradece a receptividade da gestão municipal e da Diretoria Regional de Ensino. - Foto: Antônio Goncalves
Apresentação dos programas Nacional e Estadual de Educação Fiscal por Andreia Feitosa e Delvane Barros Apresentação dos programas Nacional e Estadual de Educação Fiscal por Andreia Feitosa e Delvane Barros - Foto: Antônio Gonçalves
Oficina ‘Educação Fiscal no Currículo Escolar’ Oficina ‘Educação Fiscal no Currículo Escolar’ - Foto: Antônio Gonçalves

O Grupo Estadual de Educação Fiscal do Tocantins (Gefe-TO), intensifica o trabalho de conscientização com mais um Workshop ‘Caminhos para a Educação Fiscal na escola’.  O décimo evento foi realizado nesta sexta, 4, na Câmara Municipal de Arraias, Tocantins.

Segundo a Coordenadora do Gefe Tocantins, Andreia Feitosa, a meta é atingir um número expressivo de municípios com a finalidade de implantar o Programa Municipal de Educação Fiscal e capacitar os coordenadores e professores que atuam no Ensino Fundamental. “Com este edição estamos nos aproximando de cumprir a meta proposta no plano de trabalho do Grupo, que é levar a temática às escolas de 11 municípios tocantinenses”, finaliza Andreia.

O Workshop já foi realizado nos municípios de Peixe, Gurupi, Porto Nacional, Colinas, Presidente Kennedy, Guaraí, Araguaína, Araguatins, Taguatinga. O último desse ano será realizado na próxima semana, no município de Tocantinópolis.

Para o Diretor Regional de Ensino de Arraias, Leonardo Victor dos Santos, o Workshop é um momento muito importante para os profissionais da Educação do Município de Arraias. “Por acreditar que o processo educativo da Educação Fiscal perpassa pela escola, disponibilizamos nossos professores e também representantes da Regional. A ideia é ter um número bastante significativo de profissionais para participar do evento e depois replicar este trabalho nas escolas”, afirma Leonardo Victor.

“A contribuição ofertada com a realização da oficina que foi ministrada dentro do Workshop de Educação Fiscal vem contribuir de forma significativa, para que nós, professores e técnicos da Educação, possamos desenvolver, a partir deste momento, novas práticas pedagógicas junto aos alunos das redes municipais e estaduais de ensino”, explica Anaildes Costa, Técnica de Fortalecimento de Gestão da Diretoria Regional de Ensino de Arraias. Anaildes acrescenta ainda que o evento veio contribuir na reflexão acerca do exercício da cidadania, pois ajudou a discernir sobre os direitos e deveres de cada um.

O Gefe Tocantins é representado pelas servidoras da Secretaria da Fazenda e Planejamento: Andreia Gomes Feitosa, Elmirian Alves de Oliveira Guedes, Elza de Souza Jorge Teixeira, e pelas professoras Nelma Maria Matias Pinheiro e  Delvane Barbosa Barros, da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

O Workshop é uma ação conjunta da Secretaria da Fazenda e Planejamento e Secretaria da Educação, Juventude e Esportes e executado pela Escola de Gestão Fazendária Antônio Propício de Aguiar Franco, por meio do Gefe Tocantins.