Planejamento 04/10/2019 - 15:30 - Arlete Carvalho

Governo publica Indicadores Socioeconômicos do Estado do Tocantins

Edição digital está disponível na internet Edição digital está disponível na internet - Arte/Secom

Mais uma publicação do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz), leva ao conhecimento da população números importantes sobre o crescimento do Estado. Desta vez, trata-se da edição 2019 dos “Indicadores Socioeconômicos do Estado do Tocantins”.  O documento está disponível na página eletrônica www.sefaz.to.gov.br, no link Estatística, aba Indicadores Socioeconômicos, podendo ser acessado por qualquer cidadão.

Preparado pela Gerência de Informações Socioeconômicas da Sefaz, a publicação é um dos meios utilizados pelo Governo para disseminar as informações sobre o Estado, dando destaque ao princípio constitucional da Publicidade na Administração Pública e transparência à gestão.  

No “Indicadores” estão sistematizadas algumas das principais variáveis demográficas, econômicas e sociais do Estado, dados sobre infraestrutura e finanças públicas, bem como aspectos históricos e geográficos do Tocantins.

O propósito da publicação, regularmente atualizada, é retratar e sintetizar os principais indicadores sociais e econômicos do Tocantins. Em paralelo, almeja-se subsidiar o planejamento de políticas públicas, suprir a demanda de informações da sociedade, e apoiar a tomada de decisões dos entes públicos e privados.

No trabalho de atualização da publicação, houve um criterioso levantamento dos dados e informações disponíveis em diversos órgãos federais e estaduais, além de entidades privadas. Na sequência foram realizados filtros, sistematização e tratamento dos dados que compuseram a publicação.

Outras publicações

Além da versão atualizada “Indicadores Socioeconômicos do Estado do Tocantins”, o Governo disponibiliza outras publicações sobre o Estado, como a  “Análise da Arrecadação das Receitas Estaduais - Recursos Ordinários (Fonte 0100)”,  que demonstra a evolução da arrecadação estadual com comparativos dos números mês-a-mês com relação ao mesmo período no ano anterior,   e Acervo Técnico Histórico (Estatistica e Zoneamento), que contempla uma série de publicações desenvolvidas na forma de anuários estatísticos, perfis socioeconômicos, atlas, mapas, estudos geoambientais, projetos estratégicos de gestão territorial, e planos diretores municipais, dentre outros. Em seu conjunto, retratam uma diversidade de aspectos geográficos, históricos, sociais, econômicos e gestão territorial do Estado do Tocantins, suas regiões e municípios.