Fazenda 02/04/2019 - 16:16 - Marinalva Cavalcante

Programa de Educação Fiscal é apresentado aos municípios

Reunião de sensibilização sobre Educação Fiscal Reunião de sensibilização sobre Educação Fiscal - Marinalva Cavalcante

O Grupo Estadual de Educação Fiscal do Tocantins (Gefe-TO) está realizando reuniões de sensibilização nos municípios tocantinenses sobre a importância da Educação Fiscal. O objetivo é sensibilizar os gestores municipais a implantarem o Programa Municipal de Educação Fiscal. Os primeiros encontros aconteceram nas cidades de Porto Nacional e Paraíso. O próximo será realizado na cidade de Miracema.

Segundo Andreia Feitosa, coordenadora do Gefe Tocantins, há vários benefícios para o município que adere ao Programa como, por exemplo, aumento da arrecadação, a conscientização dos alunos sobre a importância de cuidar melhor do patrimônio público. Também há a questão da aproximação do cidadão com o estado. “Quando você fala da importância social do tributo, a população percebe que existe uma contrapartida, que imposto recolhido é devolvido à população em saúde, educação, infraestrutura, entre outros benéficos”, destaca.

O que ficou acertado:

Em Porto Nacional será realizado um workshop com o objetivo de capacitar professores para trabalharem o tema Educação Fiscal nas escolas. Também haverá palestras de sensibilização sobre cultura fiscal para toda sociedade.  Em Paraíso será feito a formulação da adesão ao Programa.

Participaram das reuniões:

Em Porto Nacional - Shyrleide Maria Maia Barros, secretária de Educação; Ionar Teixeira de Souza, secretário Municipal de Fazenda; Francisca Hilderlene, coordenadora pedagógica; Loenis Fernandes Sirqueira, diretor de Administração e Finanças. Na cidade de Paraíso o Programa foi apresentado à secretária da Educação, Luzinete de Sousa Coelho; secretária de Administração e Finanças, Ingrid Lima Rebelo e técnicos da equipe pedagógica.