Fazenda 09/05/2019 - 18:47 - Marinalva Cavalcante

Município de Peixe recebe Workshop de Educação Fiscal

A ideia é promover a Educação Fiscal em todo o estado A ideia é promover a Educação Fiscal em todo o estado - Élcio Dias

O evento aconteceu nesta quinta, 9, no auditório da Câmara Municipal

Com o objetivo de divulgar o programa de Educação Fiscal e as ações realizadas, o Grupo Estadual de Educação Fiscal – GEFE, realizou nesta quinta-feira, 9, na cidade de Peixe, um Workshop com o tema ‘Caminhos para a Educação Fiscal na Escola’. O Workshop visa também orientar os professores do Ensino Fundamental I e II da rede Municipal de Ensino, a incluírem no plano curricular a temática Educação Fiscal de forma transversal.

Para a Secretária de Educação do município de Peixe, Cristina Gonçalves Rodrigues Santos, o evento veio enriquecer a cultura dos cidadãos peixense, por meio dos trabalhos dos professores, junto ao Projeto. “O interessante desse Workshop é que ele contribui para o crescimento da cidade, pois um cidadão consciente significa uma cidade organizada”, destaca Cristina.

“Eu achei extremamente importante o workshop de Educação Fiscal porque ele veio contribuir para uma nova visão na perspectiva de construção da cidadania”, ressaltou a diretora da Escola Municipal Rui Silva, a professora Maria do Bonfim Gomes Melo. Maria do Bonfim acrescenta ainda que o conhecimento adquirido vai ajudar a trabalhar a conscientização dos alunos, levando-os a construir sua realidade por meio das práticas sociais, buscando assim, seus direitos. “Vamos formar alunos conscientes, automomos e engajados na sociedade”.

O evento contou com dois momentos. Pela manhã a apresentação de duas temáticas. A primeira ‘O que é o Programa Nacional, Estadual e Municipal de Educação Fiscal e apresentação de boas práticas’, ministrada pela coordenadora do GEFE, Andreia Feitosa e pela gerente de capacitação da Escola de Gestão Fazendária, Elmírian Guedes. As palestrantes destacaram a importância das escolas trabalharem as temáticas do Programa em suas práticas pedagógicas, a fim de que seus alunos desenvolvam as competências voltadas para a cidadania.

A segunda temática ‘Direito e Cidadania das pessoas com deficiência física’, foi apresentada pela assessora da Educação Especial da região Sul do Tocantins, Ilda Venâncio Corrêa. Ilda destacou a importância de a escola ensinar os alunos a aprender a ser em todos os lugares. “A sociedade precisa se conscientizar, pois ainda há muito preconceitos, negação de direitos e omissões”, destaca.

No segundo momento aconteceu a oficina de Educação Fiscal no currículo escolar, ministrada pela técnica do Ministério da Educação e Cultura – MEC, Maria Luciana da Silva Nóbrega que destacou a importância de trabalhar o tema ‘Educação Fiscal’ de forma transversal.