Fazenda 25/06/2019 - 17:32 - Arlete Carvalho

Governo do Tocantins inicia preparativos para Profisco II

Apresentação da MD-Gefis aos técnicos Apresentação da MD-Gefis aos técnicos - Foto - João Di Pietro

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz), está se preparando para pleitear recursos juntos ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) visando à execução do Programa de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco II). Esta etapa consiste em reuniões técnicas, a primeira delas aconteceu nesta terça, 25, com apresentação da MD-Gefis, metodologia utitlizada pelo Banco para diagnosticar  o grau de maturidade dos processos na gestão fiscal.

Além disso, aos técnicos foi explicado que a MD-Gefis permite orientar o planejamento estratégico, identificar oportunidades de melhorias e boas práticas, subsidiar a priorização de iniciativas de modernização e nortear a alocação de recursos, construir linha de base para o monitoramento da evolução da maturidade dos processos da gestão fiscal, entre outras vantagens.

O Profisco II terá como objetivo contribuir com a sustentabilidade da gestão fiscal, por meio do aperfeiçoamento da gestão fazendária, da administração tributária e contencioso fiscal, além da administração financeira e do gasto público. A expectativa, segundo a Chefe da Assessoria Técnica Fazendária, Márcia Mantovane, é dar continuidade à melhoria dos processos, trabalho que já vem ocorrendo desde o 2010, quando foi começou a execução do Profisco I.

O Governo ainda não definiu quanto vai pleitear junto ao Bid para o Profisco II. “A aplicação correta do MD-Gefis vai-nos mostrar o que precisa feito e o quanto será necessário para o Estado promover esta etapa de modernização da gestão fazendária”, alerta a coordenadora da Unidade de Coordenação de Projetos (UCP) da Sefaz, Maria Rosicleide Araújo,