Fazenda 07/06/2019 - 08:51 - Arlete Carvalho

Secretaria da Fazenda e Planejamento do Tocantins está realizando desembaraço aduaneiro eletronicamente

Soja é o principal produto de exportação do Tocantins Soja é o principal produto de exportação do Tocantins - Foto - João Di Pietro

A Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz/TO) por meio da Diretoria de Grandes Contribuintes (Núcleo de Agronegócio e Comércio Exterior), está disponibilizando mais uma ferramenta facilitar as transações tributárias, maximizar o tempo e reduzir os custos para o empresário. Desta vez, trata-se do acesso ao Portal Único de Comércio Exterior (Pucomex), no qual empresas cadastradas no Tocantins com atividades de comércio exterior agora têm a opção de realizar os procedimentos de desembaraço aduaneiro eletronicamente.

O uso da ferramenta online garante maior segurança, celeridade, redução de custos além da garantia de autenticidade da origem de mercadorias comercializadas entre países membros.

No Pucomex, as empresas poderão encaminhar os documentos e dados exigidos para importação, exportação ou trânsito de bens. A medida visa simplificar e integrar o desembaraço aduaneiro de mercadorias, buscando impulsionar a participação do Estado do Tocantins no comércio internacional.