Fazenda 01/08/2019 - 11:07 - Arlete Carvalho

Secretaria da Fazenda e Planejamento reformula programa de capacitação de servidores

O Aprimora vai alcançar o servidor onde ele estiver e da maneira que lhe for mais conveniente. O Aprimora vai alcançar o servidor onde ele estiver e da maneira que lhe for mais conveniente. - Foto - João Di Pietro

A Secretaria da Fazenda e Planejamento, por meio da Escola de Gestão Fazendária Antônio Propício de Aguiar Franco, está reformatando o programa de capacitação de seus servidores, o Aprimora, com o objetivo de elevar a satisfação pessoal do servidor, consequentemente, contribuir com a boa qualidade do desempenho de suas funções e evolução dos serviços prestados. Com o novo modelo, a ideia é consolidar e expandir o conhecimento geral e específico dos servidores fazendários e incrementar suas habilidades profissionais.

O Aprimora está estruturado em quatro componentes: Componentes I – Gestão Estratégica Integrada, que visa aperfeiçoar os métodos e instrumentos de apoio à gestão estratégica e gerar informações para o processo decisório através do aperfeiçoamento organizacional da gestão fazendária e da cooperação interinstitucional nacional e internacional; Componente II – Administração Tributária e Contencioso Fiscal, que pretende melhorar o desempenho da administração tributária, aperfeiçoando os métodos de fiscalização, objetivando aumentar a arrecadação, por meio da melhoria da eficiência e eficácia da administração tributária e do contencioso fiscal e do aperfeiçoamento da gestão do cadastro de contribuintes e implantação do Sistema Público de Escrituração Fiscal e Contábil Digital (SPED); Componente III – Administração Financeira, Patrimonial e de Controle Interno da Gestão Pública, objetivando melhorar o desempenho da administração financeira e aumentar o controle de gastos públicos através, da melhoria da eficiência e eficácia da gestão, financeira, contábil, administrativa, de materiais e patrimônio na área fazendária e aperfeiçoamento de mecânicos de auditoria e controle interno e da gestão fiscal; Componente IV – Gestão de Recursos Estratégicos, que tem o objetivo de melhorar e aperfeiçoar métodos, instrumentos e sistemas de apoio operacional e administrativos que contribuem para o aumento do desempenho institucional e interação.

Na primeira fase do Aprimora, executada com recursos do Projeto de Modernização Fiscal do Estado do Tocantins (PMF-TO/PROFISCO), pretende-se realizar o Levantamento das Necessidades de Cursos - LNC e o Programa de Capacitação e Desenvolvimento, ementas e conteúdos programáticos, planejar e executar as capacitações, desenvolver e aplicar avaliação de reação e impacto para os servidores da Sefaz priorizando a formação dos servidores, mediante demanda.

Qualquer servidor pode ter acesso ao projeto, basta acessar http://ead.egefaz.to.gov.br, para acompanhar cada etapa ou fazer inscrição para os cursos disponíveis clicando na logomarca do projeto. A previsão é que as primeiras capacitações já estejam acessíveis a partir do próximo dia 19.

No novo formato do Aprimora serão ofertadas capacitações nas modalidades presencial e virtual, de forma a alcançar o servidor onde ele estiver e da maneira que lhe for mais conveniente.

 

O Aprimora é uma das vertentes que possibilitará à Sefaz aperfeiçoar e modernizar as atividades da Administração Tributária do Estado do Tocantins, visando alcançar os objetivos compromissados com a implantação do Profisco, projeto que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.