Fazenda/Egefaz 15/08/2019 - 21:31 - Ascom/Sefaz

Workshop sobre Educação Fiscal é realizado em Colinas

Marizete Tavares: Marizete Tavares: "O Workshop de Educação Fiscal é muito importante para a implementação do Programa no Município" - Foto - Aldemar Ribeiro/Secom

Trata-se de uma ação conjunta da Secretaria da Fazenda e Planejamento e Secretaria da Educação, Juventude e Esportes e executado pela Escola de Gestão Fazendária Antônio Propício de Aguiar Franco, por meio do Grupo Estadual de Educação Fiscal do Tocantins.

Com o tema ‘Caminhos para a Educação Fiscal na Escola’, o Grupo Estadual de Educação Fiscal do Tocantins (Gefe-TO) realizou nesta quinta, 15, mais um Workshop sobre Educação Fiscal. O evento, realizado na Delegacia Regional de Ensino, em Colinas do Tocantins, é direcionado aos coordenadores e professores da rede municipal de ensino.

O Workshop é uma ação conjunta da Secretaria da Fazenda e Planejamento e Secretaria da Educação, Juventude e Esportes e executado pela Escola de Gestão Fazendária Antônio Propício de Aguiar Franco, por meio do Grupo Estadual de Educação Fiscal do Tocantins.

“A realização deste Workshop é uma necessidade e ao mesmo tempo, uma evolução. Tudo começa na escola, então, a responsabilidade dos educadores é muito grande. As crianças que estão na rede escolar hoje serão os adultos conscientes de amanhã”, acredita Adriano Rabelo, prefeito de Colinas. Rabelo destacou também como ponto importante toda essa preocupação que o Estado tem com a mudança de cultura dos tocantinenses.

Para a diretora pedagógica, Marizete Tavares, o Workshop irá trazer uma contribuição muito grande para o município nessa fase implementação do Programa. “Os nossos coordenadores municipais serão os multiplicadores nas escolas e, com certeza, essa experiência aqui compartilhada hoje, terá importância muito grande na implementação e execução do Projeto”, destaca Marizete.

‘Boas práticas em Educação Fiscal’ é para Naiara Aquino Miranda B. Souza, integrante do Gefe em Colinas e palestrante do tema, uma das melhores maneiras dos professores se tornarem disseminadores. Ela ressalta ainda que a Educação Fiscal é necessária, além de ser também, um componente de participação de cada um. “A ideia é que os alunos: crianças, jovens e adultos, se tornem transformadores da sua realidade social, por meio da participação ativa, reconhecendo a necessidade do cumprimento dos seus direitos e deveres.”

Para Sandra Pimentel, supervisora de programas da Secretaria Municipal de Educação de Colinas, o segredo para termos adultos conscientes dos seus direitos e deveres é começar a conscientização a partir da educação infantil. “Hoje somos poucos cidadãos conscientes, são poucas as pessoas que entendem como cobrar e de que maneira fazer isso. Então, acredito que o Programa de Educação Fiscal pode contribuir muito com as nossas escolas, nossas crianças, sem sentido.”

O evento é composto de palestras e oficina. Pela manhã aconteceram as palestras: ‘Apresentação dos Programas Nacional, Estadual e Municipal de Educação Fiscal’, ministrada pela coordenadora do Gefe Tocantins, Andreia Feitosa e Delvane Barros, membro do Grupo Tocantins; ‘Boas práticas em Educação Fiscal’, por Naiara de Aquino Miranda B. Souza; ‘O que é Cidadania no Currículo Escolar’, por Josiel Gomes dos Santos, gerente de Educação Profissional da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes – Seduc.

No período tarde, a oficina ‘Educação Fiscal no Currículo Escolar’, foi conduzida pela Assessora Técnica da Seduc, a professora Nelma Maria Matias Pinheiro, que trabalhou a temática de forma teórica e prática. Participante do evento, o professor Fernando da Silva Cardoso, disse que a oficina foi um momento de muito aprendizado. “A oficina nos trouxe a oportunidade de aprender a explorar Educação Fiscal no contexto escolar, trabalhando temas como, por exemplo, a gestão da cidade inteligente, que vai muito além de só pedir uma nota fiscal na hora de fazer a compra.”