Fazenda 10/09/2019 - 16:09 - Ascom/Sefaz

Acontece em Araguaína sétimo Workshop sobre Educação Fiscal

Professor Josiel Gomes destaca a importância da efetivação da democracia na escola, especialmente respeitando a diversidade e fortalecendo o diálogo e a integração entre as pessoas. Professor Josiel Gomes destaca a importância da efetivação da democracia na escola, especialmente respeitando a diversidade e fortalecendo o diálogo e a integração entre as pessoas. - Fotos : Antônio Gonçalves
Professores observam as orientações da professora Nelma Maria Martins de como trabalhar na prática a Educação Fiscal dentro do currículo escolar. Professores observam as orientações da professora Nelma Maria Martins de como trabalhar na prática a Educação Fiscal dentro do currículo escolar. - Foto: Antônio Gonçalves

A Escola de Gestão Fazendária Antônio Propício de Aguiar Franco (Egefaz), por meio do Grupo Estadual de Educação Fiscal do Tocantins (Gefe-TO), realizou mais um Workshop sobre Educação Fiscal. Nesta terça, 10, foi a vez da cidade de Araguaína receber o evento que tem como tema ‘Caminhos para a Educação Fiscal na Escola’.

Esta é a segunda vez que o assunto entra em pauta na cidade. Em 2018 foi realizado um seminário e assinatura do termo de adesão ao Programa Municipal de Educação Fiscal. Agora a ênfase é a prática, com a formação de coordenadores e professores da rede municipal e estadual, que trabalham com o Ensino Fundamental. Cerca de 50 profissionais da educação participaram de palestras e oficina sobre a temática.

Representando o Secretário de Educação José da Guia Pereira da Silva, o superintendente de Educação de Araguaína, Railon Borges de Oliveira, acredita que o Workshop vem enriquecer o trabalho pedagógico nas unidades de ensino. “O evento traz ferramentas e metodologias diferenciadas que oportuniza os nossos professores trabalharem a temática Educação Fiscal nas escolas, contribuindo assim, para a formação do cidadão de hoje, que são nossos alunos”, afirma o superintendente.

“A proposta de hoje é muito importante para nós, enquanto educadores. Não podemos ter receio de falar sobre o assunto porque essa é uma prerrogativa nossa. Necessitamos levar o olhar da criticidade para o ambiente das nossas escolas, nossos alunos precisam compreender bem esse processo de conscientização, ser sujeitos ativos, reflexivos”, explica a coordenadora pedagógica educacional estadual, Verônica Feitosa.

Lusmar dos Santos Guimaraes, professor da rede municipal e estadual destacou a importância do assunto ser trabalhado nas escolas. “A criança hoje termina sendo uma ponte de informação. Por meio dela chegamos aos pais e a comunidade em geral. Essa iniciativa ajuda muito nesse processo de transformação e de mudança de atitude”.

Segundo a coordenadora do Gefe Tocantins, Andreia Feitosa, a meta é atingir o maior número possível de municípios com a finalidade de implantar o Programa Municipal de Educação Fiscal e capacitar os coordenadores e professores que atuam no Ensino Fundamental. O Workshop já foi realizado nos municípios de Peixe, Gurupi, Porto Nacional, Colinas, Presidente Kennedy, Guaraí e hoje, em Araguaína.

Durante o Workshop os participantes tiveram acesso a vários temas. A apresentação dos programas ‘Nacional e Estadual de Educação Fiscal’, ficou por conta de Andreia Feitosa e Delvane Barros, membros do Gefe Tocantins; ‘Um olhar para a cidadania na escola’, com Josiel Gomes dos Santos, gerente de Educação Profissional da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes – Seduc; e a oficina ‘Educação Fiscal no Currículo Escolar’ com a professora Nelma Maria Matias Pinheiro, Assessora Técnica da Seduc.

O Workshop é uma ação conjunta da Secretaria da Fazenda e Planejamento e Secretaria da Educação, Juventude e Esportes e executado pela Escola de Gestão Fazendária Antônio Propício de Aguiar Franco, por meio do Gefe Tocantins.