Planejamento 30/09/2019 - 08:32 - Arlete Carvalho

Governo do Tocantins disponibiliza acervo histórico sobre planejamento territorial

Acervo: do impresso ao digital Acervo: do impresso ao digital - Foto - João Di Pietro

A coleção contempla documentos do início da década de 1990 aos dias atuais

O Governo do Tocantins , por meio da  Secretaria da Fazenda e Planejamento – Sefaz,disponibiliza à sociedade um grande acervo técnico de informações sobre o Estado gerados nas últimas três décadas. Os documentos podem ser acessados no sítio eletrônico da Sefaz (www.sefaz.to.gov.br), por meio dos links Zoneamento e Estatística, na aba Acervo Técnico Histórico.

As publicações foram elaboradas pela Diretoria de Gestão de Informações Territoriais e Socioeconômicas no âmbito de uma série de projetos e atividades desenvolvidos pelos setores de Pesquisa e Estatística, e de Zoneamento Ecológico-Econômico, vinculados ao Planejamento do Estado.

O acervo contempla uma série de publicações desenvolvidas na forma de anuários estatísticos, perfis socioeconômicos, atlas, mapas, estudos geoambientais, projetos estratégicos de gestão territorial, e planos diretores municipais, dentre outros. Em seu conjunto, retratam uma diversidade de aspectos geográficos, históricos, sociais, econômicos e gestão territorial do Estado do Tocantins, suas regiões e municípios.

A produção do acervo teve início na década de 1990, tendo sido elaborada com diversos propósitos técnicos e institucionais. Subsidiou o planejamento e execução de diversas políticas públicas e projetos privados destinados à gestão territorial, produção agropecuária, desenvolvimento social, implantação de infraestruturas, desenvolvimento regional, licenciamento ambiental de atividades produtivas, gestão hídrica, conservação e proteção ambiental. Além disso, supriu uma série de demandas das instituições públicas e sociedade por informações territoriais para diversos fins.

Parte destes documentos foi produzida originalmente apenas em meio impresso, tendo sido digitalizada para disponibilização neste sítio eletrônico.

Por meio desta atividade, a Diretoria de Gestão de Informações Territoriais e Socioeconômicas cumpre sua missão institucional de produzir e disseminar informações de natureza geográfica e estatística visando a formulação e avaliação de planos e políticas públicas e a disponibilização de informações à sociedade. A Diretoria de Gestão de Informações Territoriais e Socioeconômicas é composta pelas gerências de Zoneamento Territorial, Informações Socioeconômicas e Contas Regionais.