Fazenda 04/09/2019 - 17:25 - Ascom Sefaz

Guaraí recebe Workshop sobre Educação Fiscal

Palestrantes Andreia Feitosa e Delvane Barros apresentam os Programas Nacional e Estadual de Educação Fiscal. Palestrantes Andreia Feitosa e Delvane Barros apresentam os Programas Nacional e Estadual de Educação Fiscal. - Antônio Gonçalves
 Professores elaborando planos de aula a partir da socialização da temática. Professores elaborando planos de aula a partir da socialização da temática. - Antônio Gonçalves

A sexta edição do Workshop sobre Educação Fiscal ‘Caminhos para a Educação Fiscal na Escola’, aconteceu nesta quarta, 4, na cidade de Guaraí.  O evento direcionado aos coordenadores e professores da rede municipal e estadual, que trabalham com o ensino fundamental, é uma realização do Grupo Estadual de Educação Fiscal do Tocantins (Gefe-TO).

Segundo a coordenadora pedagógica, Itamara da Costa Castro, é preciso conhecer novos caminhos para trabalhar temáticas que tratem dos direitos e deveres do cidadão. “O Workshop vem atender a uma necessidade que temos. Sabemos que as crianças e jovens sensibilizam seus pais para a mudança de postura com relação à Educação Fiscal. Então, a escola precisa conhecer novos caminhos para trabalhar a temática, possibilitando aos alunos o conhecimento do que sejam os tributos e seus benefícios”.

“A realização deste evento é de fundamental importância para nós professores. Não o vejo como serviço e sim como uma ferramenta a mais para aprimorar nosso trabalho de conscientização, tanto com relação aos alunos como aos servidores”, disse Aldenice Leandro de Sousa Santos, diretora do Colégio Estadual Antônio Alencar Leão. Acrescentando que esse despertar só acontecerá de fato se todos abraçarem a causa.

Foram palestrantes desta edição: Andreia Feitosa e Delvane Barros, membro do Grupo Tocantins, que apresentaram os Programas Nacional e Estadual de Educação Fiscal; Naiara de Aquino Miranda B. Souza, técnica da Educação Fiscal e membro do Gefe em Colinas, com a palestra ‘O que é Cidadania no Currículo Escolar; Josiel Gomes dos Santos, gerente de Educação Profissional da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes – Seduc, ‘O que é Cidadania no Currículo Escolar’.

Já a oficina ‘Educação Fiscal no Currículo Escolar’ ficou sob o comando da professora Nelma Maria Matias Pinheiro, Assessora Técnica da Seduc. A oficina é um momento voltado à prática da temática, permitindo aos professores à troca de experiências, visando o trabalho de conscientização para efetivação da cidadania. “Essa preparação permite que as pessoas façam uma reflexão a cerca da garantia dos seus direitos fundamentais e sociais e entendam que, para o Estado efetivar esses direitos depende de recursos financeiros e isso passa pela garantia da arrecadação justa e o combate à sonegação”, explica Nelma.

O Workshop é uma ação conjunta da Secretaria da Fazenda e Planejamento e Secretaria da Educação, Juventude e Esportes e executado pela Escola de Gestão Fazendária Antônio Propício de Aguiar Franco, por meio do Gefe.