Fazenda/Egefaz 17/11/2020 - 09:49 - Ascom/Sefaz

Escola de Gestão Fazendária convalida conteúdo do curso Escrituração Contábil Digital

Sugestões feitas pela turma-piloto serão acrescentadas ao conteúdo do curso Sugestões feitas pela turma-piloto serão acrescentadas ao conteúdo do curso - Arte Egefaz

A Escola de Gestão Fazendária Antônio Propício de Aguiar Franco está concluindo a formatação do conteúdo do curso Escrituração Contábil Digital de uma forma diferente. Antes de ser disponibilizado para os servidores da Secretaria da Fazenda e Planejamento, o programa será convalidado, na próxima quinta-feira, dia 19, por grupo de auditores convidados pelo próprio ministrante da capacitação, o professor Alexandre Alcântara, referência nacional no assunto.

“Contar com a participação de quem já trabalha com o assunto vai tornar o conteúdo mais prático, respondendo direto às necessidades dos Auditores Fiscais da Receita Estadual”, acredita o diretor da Egefaz, Rodrigo Almeida, ressaltando que todas as sugestões feitas pela turma-piloto serão acrescentadas ao conteúdo que, posteriormente, será disponibilizado.

A turma-piloto que irá avaliar o conteúdo é composta por auditores fiscais do Tocantins, Bahia, Goiás, Alagoas, Amazonas e Pernambuco. 

Instituído pelo Decreto Federal 6.022/2007 o Sistema Público de Escrituração Digital – Sped é o instrumento que unifica as atividades de recepção, autenticação e validação de documentos que integram a escrituração contábil e fiscal, o treinamento visa detalhar o fluxo operacional computadorizado da Escrituração Contábil Digital. Esse decreto modernizou a sistemática do Sped, que antes era feita fisicamente em papel e agora evoluiu para as redes de computadores, facilitando tanto o trabalho quanto a transparência das ações.

O programa a ser avaliado possui carga horária de 20h/aula com a seguinte estrutura: Módulo I – SPED; Módulo II – Escrituração Contábil ; Módulo III – ECD – Aspectos Gerais; Módulo IV – ECD – Leaiute da ECD; Módulo V – Lançamentos Contábeis; Módulo VI – Demonstrações Comtábeis; Módulo VII – Programas.