Fazenda/Egefaz 29/04/2020 - 11:10 - Arlete Carvalho

Egefaz disponibiliza curso de Auditoria contábil aplicada à fiscalização de tributos

Inscrições começam na sexta, 1º Inscrições começam na sexta, 1º - Arte Ascom/Sefaz

A Escola de Gestão Fazendária Antônio Propício de Aguiar Franco (Egefaz) abre inscrições, na próxima sexta-feira, dia 1º, para o curso “Auditoria contábil aplicada à fiscalização de tributos. Destinada, prioritariamente, aos auditores da Receita Estadual, a capacitação, ofertada na modalidade de Ensino a Distância – Ead, faz parte do projeto Aprimora, que visa disponibilizar meios para o servidor da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-TO) melhorar seu desempenho profissional e pessoal.

Para efetuar a matricula no curso o usuário precisa acessar o ambiente virtual da Egefaz (http://ead.egefaz.to.gov.br) e selecionar o curso na janela “Eventos com Inscrições Abertas”.  A capacitação é autoinstrucional.

“Como é um curso on line, os estudos começam logo após a inscrição” lembra o diretor da Egefaz, Rodrigo José Lima Almeida acrescentando que, além dos conhecimentos, a capacitação gera uma certificação de 45 horas-aulas.

O curso “Auditoria contábil aplicada à fiscalização de tributos é oriundo do compartilhamento de trabalhos realizados pelo Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário – GDFAZ. Foi formado pela conteudista Suani Alves dos Santos, Mestre em Contabilidade e Controladoria em Organizações Públicas e Privadas – UFAM, e disponibilizado Secretaria de Fazenda do Estado do Amazonas.

O curso está dividido em 04 módulos, contendo 06 (seis) videoaulas e apostilas. Módulo I – Introdução à Auditoria Contábil; Módulo II – Demonstrações Contábeis, Indicadores Financeiros e Conceitos de Contabilidade de Custos; Módulo III – Procedimentos e Testes de Auditoria Independente Módulo IV – Erros e Fraudes Contábeis.

Antes de ser disponibilizado aos servidores da Sefaz/TO, o curso foi revisado, analisado e aprovado pelo Auditor Fiscal Edilmar Marques Araújo Carvalho, como preconiza a política de capacitação da Escola.

Para obter a certificação, o aluno deverá obter a pontuação mínima de 70 pontos, conforme Portaria Sefaz Nº 1.344, de 11 de Novembro de 2019. Os certificados estarão disponíveis a partir do dia 08/06/2020.