Fazenda/Egefaz 09/07/2020 - 15:43 - Arlete Carvalho

Membros do Geef- TO farão curso sobre Educação Fiscal

A ideia é que todos estejam preparados para impulsionar a Educação Fiscal no Estado A ideia é que todos estejam preparados para impulsionar a Educação Fiscal no Estado - Arte/Secom

Os integrantes do Grupo de Estadual de Educação Fiscal do Tocantins (Geef-TO) vão fazer uma capacitação específica para quem trabalha com o fomento da Educação Fiscal. A necessidade da formação foi apontada em web conferência de apresentação e integração dos membros do grupo realizada no último dia 2, via plataforma moodle da Escola de Gestão Fazendária Antônio Propício de Aguiar Franco.

A partir do alinhamento das várias ações previstas, o Grupo decidiu promover autoformação por meio de curso online. “Estamos sempre buscando formas de estimular a adoção de comportamentos que concretizem a Educação Fiscal e então percebemos que nós mesmo precisamos, como executores do programa de Educação Fiscal, nos atualizar em assuntos e metodologias que tornem mais atraentes as  nossas abordagens”, diz a coordenadora do Geef-To e servidora da Secretaria da Fazenda e Planejamento, Andreia Feitosa.

O curso previsto terá 20 horas, distribuídas em três módulos que abordarão os conceitos da educação fiscal, a sua relação com a questão da cidadania, a legislação do Programa, os documentos pedagógicos e legislativos produzidos pelo e para o grupo, além das atribuições dos representantes e a demonstração – por meio de projetos de educação fiscal, premiados em âmbito nacional – das diversificadas possibilidades de ação.  A ideia, segundo a coordenadora, é que ao final do curso os integrantes elaborem um produto referente à temática, seja ele, um plano de aula, com possibilidade de aplicação, um projeto ou um programa  a ser desenvolvido na comunidade. “Qualquer ação que tenha aplicabilidade nas regionais de competência de cada um dos membros”, destaca Andreia Feitosa.

O Programa Estadual de Educação Fiscal no Tocantins é de responsabilidade da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz) e Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) em conjunto com a Receita Federal e outros parceiros, como prefeituras municipais.

A relação dos servidores das duas secretarias estaduais, membros do Geef, que executa o programa, está na Portaria conjunta Sefaz/Seduc 359/04/2020, publicada no Diário Oficial do Estado, edição 5.600.